A Câmara Municipal de Bocaina realizou, na tarde do último sábado, 7 de fevereiro de 2026, a primeira sessão ordinária do ano, marcando oficialmente o início dos trabalhos legislativos no município.

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal em 2026, o vereador Eriberto da Silva Araújo, conhecido como Beto, e contou com a presença dos demais vereadores, representantes do Poder Executivo, servidores da Casa Legislativa, membros da comunidade e do vice-prefeito de Bocaina, Naldo Leão. A participação do público reforçou o compromisso do Legislativo com a transparência, o diálogo e a participação popular.
Durante a sessão, foram apresentados os primeiros encaminhamentos do ano legislativo, com destaque para a votação de um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que visa à criação da Brigada Municipal de Combate a Incêndios no município de Bocaina. A proposta tem como foco a prevenção, a implementação de ações e o apoio em situações de queimadas e incêndios, especialmente durante o período de estiagem.Na discussão da matéria, foi destacado que a participação na Brigada Municipal será aberta a qualquer cidadão interessado, com atuação de caráter voluntário.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Eriberto da Silva Araújo (Beto), ressaltou a importância do início dos trabalhos legislativos e destacou o compromisso do Parlamento Municipal ao longo do ano:

“Estamos iniciando mais um ano de trabalhos legislativos com muita responsabilidade e compromisso com o povo de Bocaina. A Câmara Municipal tem um papel fundamental na discussão, fiscalização e aprovação de projetos que contribuam para o desenvolvimento do nosso município. Em 2026, vamos trabalhar com diálogo, união e transparência, sempre buscando atender às necessidades da população”, afirmou o presidente.
Também fez uso da palavra o vice-prefeito de Bocaina, Naldo Leão, que destacou a relevância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia local, lembrando que já fez parte da Câmara Municipal. Em sua fala, o vice-prefeito justificou a ausência do prefeito municipal, Guilherme Macedo, e reforçou o compromisso do Poder Executivo com o diálogo institucional.

“Quero, inicialmente, justificar a ausência do prefeito Guilherme Macedo nesta sessão, por motivos de agenda previamente assumidos. Trago o abraço do prefeito e reafirmo que o Executivo Municipal está de portas abertas para dialogar com esta Casa. Já estive aqui como vereador e conheço a importância do Legislativo para o desenvolvimento do município. Enquanto vice-prefeito, estou de braços abertos para acolher todas as demandas que o Poder Executivo enviar, sempre com respeito, responsabilidade e compromisso”, destacou Naldo Leão.
Além disso, os vereadores fizeram uso da palavra para reforçar a importância do diálogo entre os poderes, da responsabilidade no exercício do mandato e do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento de Bocaina e do bem-estar da população.
A Câmara Municipal de Bocaina reafirma seu papel como espaço democrático de debates e decisões e convida toda a população a acompanhar as sessões ordinárias e a participar ativamente da vida política do município.

